Ingredientes:
- carne de vaca
- vinho (de cheiro ou branco)
- pimenta da jamaica
- toucinho
- louro
- alho
- cebola
Preparação:
Primeiro, o alguidar onde se elabora a receita, deve ficar de molho em água durante 2 ou 3 dias. Depois deve ser fervido com cebola, casca de batata da terra e couve, para retirar o gosto do barro.Para evitar que o barro se parta, o alguidar deve ser untado com a pele de toucinho de fumo.
No fundo do alguidar põe-se primeiro o toucinho de fumo para a cebola não pegar e só então deita-se a cebola às rodelas, o alho picado, uma folha de louro, pimenta da jamaica, deita-se a carne besuntada por todos os lados com manteiga e rega-se com vinho destemperado com água. Se for vinho de cheiro, três partes de vinho e uma de água; se for vinho branco, metade de vinho, metade de água.
Após colocada a carne, põe-se novamente pimenta da jamaica, louro, rodelas de cebola, alho picado (no caso de aquecimento deve por-se um pouco de água, ou seja, cada vez que se leva a aquecer).
Cobre-se com uma folha de couve, (também pode usar-se papel de alumínio, mas este deve ser furado com um garfo para o calor penetrar e apenas rosar e não queimar). Vai ao forno e, quando está bem tostada, retira-se do forno, volta-se a carne para que esta possa tostar, apura-se de temperos, se necessário, e aumenta-se o molho com mais vinho nas proporções acima descritas e volta ao forno
Nenhum comentário:
Postar um comentário