sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ilha Terceira - freguesia dos Biscoitos



Os Biscoitos são uma freguesia portuguesa do concelho da Praia da Vitória, com 26,30 km² de área e 1 424 habitantes (2011). Densidade: 54,1 hab/km².
   Localiza-se a uma latitude 38.7833 (38°47') Norte e a uma longitude 27.15 (27°15') Oeste, estando a uma altitude de 172 metros.
   O nome desta localidade é simultaneamente o nome dado nos Açores a duas entidades diferentes, sendo que uma delas se refere a uma massa doce tradicional feita com especiarias, e à outra à terra queimada, nascida dos vulcões, (basalto preto).
   Neste caso os Biscoitos são terrenos formados pelas lavas provenientes de erupções vulcânicas. Trata-se de uma zona de importante tradição vinícola juntamente por a terra queimada ser pobre e pouco mais dar do que vinha que ainda assim tem de ser protegida das intempéries por curraletas
feitos com a própria pedra basilar. (a luta dos homens com os elementos).
    O vinho Verdelho aqui produzido é de excelente qualidade e com grande tradição, já era usado nas naus nos tempos dos descobrimentos portugueses pois era um produto que se aguentava bem no mar.
   Foi elevada a freguesia em 1556, tem duas igrejas e várias ermidas. Esta freguesia dispõe de um Museu do Vinho, fundado em 1990, pela Casa Agrícola Brum
, de Francisco Maria Brum, onde é possível ver um vasto conjunto de instrumento relacionados com a vindima, fotografias e documentos históricos também referentes ao vinho e à vindima.
   É uma das freguesias rurais mais importantes da ilha Terceira.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário