quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ilha de S.Miguel - Mosteiros



A freguesia dos Mosteiros pertence ao concelho de Ponta Delgada.Tem 8,98 km² de área e 1 123 habitantes (2011) e uma densidade populacional de 125,1 hab/km².
   Está a uma altitude de 16 a 30 metros acima do nível do mar, sendo uma espécie de grande fajã.
   O restante da freguesia é bem mais elevado (pico e lombas) com altitudes na ordem dos 140 a 190 metros. Mosteiros tem uma estrada que liga Ponta Delgada e Ribeira Grande.
   As suas  atividades principais são a pesca e a agricultura. É banhada pelo Oceano Atlântico a oeste, possuindo um porto de pesca, uma praia de areia escura, aonde desaguam duas ribeiras, provenientes das cumeeiras, uma delas dividindo a freguesia a meio; e piscinas naturais designadas por Poço da Pedra.
   A zona balnear de "caneiros" é muito procurada para banhos de "mar e algas". Tem montanhas a leste, genericamente chamadas de cumeeiras, que fazem parte da Caldeira do Vulcão das Sete Cidades.
   Tem  uma escola, A Escola Comendador Ângelo José Dias do 1º ciclo; uma igreja dedicada a evocação de Nossa Senhora da Conceição, padroeira tanto da freguesia como de Portugal, cuja imagem de encontra na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, uma capela dedicada a São Lázaro, quatro impérios do Espírito Santo e duas filarmónicas: Banda Fundação Brasileira, fundada em 1863 e a Banda Harmónica Mosteirense, fundada em 1883.
   E uma freguesia muito procurada no verão, quer por residentes na ilha quer por turistas nacionais e muitos estrangeiros, sendo fácil arranjar alojamento em casas de campo com site na internet. Local ideal para quem gosta de costa e mar, quer para banhos quer para pesca.
   O polvo assado, as cracas e o peixe fresco são três pratos considerados típicos da localidade dada a forma de os confeccionar.
   A sua maior festa realiza-se no terceiro Domingo de de Agosto, festa religiosa, com procissão. E habitual haver também durante o verão festas desenvolvidas pelas duas bandas locais. As domingas do Espírito Santo regressam todos os anos a seguir à quaresma, que nesta freguesia têm uma tradição e um culto muito forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário