quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ilha Terceira - Porto Martins.

O Porto Martins é uma freguesia essencialmente rural, que se situa no concelho da Praia da Vitória.
   A sua paisagem é bastante invulgar e variada, carateriza-se por estar coberta de vinhas estendidas por cima das pedras, e também por possuir bastantes pomares entre os quais se destacam os únicos na ilha Terceira onde se cultiva a oliveira.
   Provavelmente a enseada de Porto de Martim é assim referida devido a Martim Anes, um dos primeiros habitantes deste lugar, no qual fez uns granéis mui grandes, e os primeiros da ilha. O mesmo autor acredita que parece ser o mesmo que serviu de vereador na Câmara Municipal de São Sebastião no ano de 1526.
   Foi desmembrada da vizinha freguesia do Cabo da Praia,  em 9 de Maio de 2001 por força do Decreto Legislativo Regional 11/2001/A de 26 de Junho do Parlamento açoriano, data em que foi elevada a freguesia.
   Esta freguesia deve muito à filantropia de José Coelho Pamplona, 1.ºvisconde de Porto Martins, natural da freguesia, que doou os fundos necessários para a construção da igreja paroquial, ampliando a antiga ermida de Santa Margarida, da escola primária e do primitivo sistema de chafarizes que abastecia a povoação. O visconde do Porto Martim foi uma das figuras mais ilustres da comunidade portuguesa de São Paulo, no Brasil.
   Quanto ao seu Património Natural, destaca-se a Gruta da Furna da Madre de Deus e a Piscina Municipal.
   No Património Edificado, merecem relevo , a Igreja Paroquial, o Forte de Nossa Senhora da Nazaré,o Chafariz do Largo Comendador Pamplona, o Forte de S.Bento e o Império do Divino Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário