segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ilha do Pico - Freguesia de S.Mateus.


São Mateus é uma freguesia do concelho da Madalena, com 17,74 km² de área e 772 habitantes (2011), tem uma densidade populacional de 43,5 hab/km² e dista da sede de concelho: 15.00 km.
   A freguesia de São Mateus é a mais antiga freguesia do concelho da Madalena do Pico, tendo a data de chegadas dos primeiros povoadores ocorrido em 1482. A sua posição geográfica, na costa Sul da ilha, leva-a a confinar a oeste com a freguesia da Candelária e a leste com a de São Caetano.
   A sua igreja paroquial, dedicada à evocação de São Mateus, foi consagrada ao mesmo santo padroeiro, tendo a sua construção sido iniciada apenas em 1838. Acredita-se que no primitivo templo que houve nesta freguesia de São Mateus deva ter sido coevo da fundação da respectiva paróquia, embora se ignore a data da sua construção, existem documentos que a referem como existente já em 1542.
   Trata-se de uma das mais imponentes igrejas de toda a ilha do Pico. Apresenta uma nave central com grande envergadura e rodeada por colunas. O templo encontra-se dividido por três naves, com duas séries de seis arcos.
   Este templo foi elevado à categoria de Santuário Diocesano por decreto do então 36.º Bispo de Angra, Dom Manuel Afonso de Carvalho em 1 de julho de 1962.
   Dada a sua proximidade com o mar esta freguesia apresenta também uma apreciável actividade piscatória, o que traz algum movimento ao Porto de São Mateus. Além destas actividades surgem outras relacionadas actividades comerciais que contribuem também para o seu desenvolvimento económico.
   A freguesia também está muito relacionada com actividade da caça à baleia, apresenta ainda resquícios da actividade como o caso das antigas vigias de baleia e a casa dos botes junto ao porto de São Mateus.
   No dia 6 de Agosto de cada ano venera-se o Senhor Bom Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário